top of page

Comitiva do Oeste trata de impactos da Usina Foz do Chapecó em agendas na Capital

ree

O deputado Altair Silva (PP) reuniu representantes dos municípios localizados a jusante da Usina Hidroelétrica Foz do Chapecó para agendas em Florianópolis nesta quarta-feira (20).







A comitiva contou com lideranças de São Carlos, Mondaí, Caibi, Palmitos e Águas de Chapecó, que participaram de encontros no Ibama, no Centro Administrativo da Foz do Chapecó e no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).


Durante as reuniões, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários apresentaram os principais problemas enfrentados pelas comunidades da região, entre eles as enchentes recorrentes, o desaparecimento dos peixes — que tem reduzido significativamente o número de pescadores — e a proliferação da marrequinha, responsável por prejuízos econômicos e doenças em moradores próximos ao rio.


Técnicos do Ibama e do IMA demonstraram preocupação com o aumento da frequência das cheias após a operação da barragem. Segundo os relatos, antes era necessário um período de duas semanas de chuvas, com acúmulo de cerca de 15 metros de água, para que ocorressem enchentes. Atualmente, no entanto, episódios de apenas um dia e meio de chuva e nove metros de água já são suficientes para provocar alagamentos. As instituições se comprometeram a elaborar estudos para compreender os impactos da hidrelétrica sobre o curso do rio.


Na sede da Foz do Chapecó, a comitiva abordou especialmente o problema da marrequinha. A empresa informou que realiza pesquisas para encontrar formas de controlar a proliferação, como a utilização da planta para a produção de adubo. Também se colocou à disposição para colaborar em ações que minimizem os impactos das enchentes e para apoiar políticas públicas voltadas à realidade dos pescadores da região.


O deputado Altair Silva avaliou os encontros como produtivos e reforçou o compromisso de seguir acompanhando a pauta. "Nós vemos ano após ano as enchentes aumentarem de frequência e de tamanho. Precisamos encontrar formas para que a situação seja controlada e afete o mínimo possível os nossos municípios ajusantes e suas populações. Nosso gabinete e a Comissão de Agricultura da Alesc estão disponíveis para auxiliar no que for necessário e contribuir com soluções para essa questão", afirmou o parlamentar.



Fizeram parte da comitiva o prefeito de Águas de Chapecó, Oscar Barella; o vice-prefeito de São Carlos, Djeovan Marlon Brutscher; a prefeita de Palmitos, Giovana Giacomolli; o prefeito de Caibi, Éder Picoli; o prefeito de Mondaí, Elizandro Mainardi; além do presidente da Câmara de Palmitos, vereador Daian Rodrigo Boeck; da presidente da Câmara de Caibi, vereadora Edimara Terezinha Conte Portes; e do vereador de Caibi, Zelindo Cason.


ree

Fonte/fotos: Assessoria Deputado Altair Silva

 
 
 

Comentários


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
  • Instagram
  • Facebook

© 2021 - A3 Comunicação e Propaganda

bottom of page