top of page

Vereadores se pronunciam durante sessão legislativa em Águas de Chapecó



O Poder Legislativo de Águas de Chapecó teve uma sessão tranquila em conteúdos, mas movimentada em manifestação na tribuna, nesta segunda-feira (13). Quatro vereadores estiveram se manifestando sobre vários assuntos, com destaque as ações desenvolvidas pelo município e alguns apontamentos.




As vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul também foram lembradas pelos vereadores Silvério Schleicher, Valmor Alves de Oliveira, Leoni da Cunha e o presidente da casa, vereador Geberton Bertoldi, que além de falar da recente conquista da iluminação do Estado municipal, também cobrou melhorias junto ao ginásio do Bairro Novo Horizonte.


Antes das falas, a Ata da sessão anterior e o Ofício de balancete mensal da Hidroeste enviado a casa já haviam sido aprovados.


Logo a sessão foi encerrada e a próxima convocada para segunda-feira (20), com início 19hs.



RESUMO;


Dando início à ordem do dia, informou o Vereador Presidente não haver matéria advinda do Executivo Municipal, nem tampouco das Comissões Permanentes da Casa, assim como não advirem à Mesa, indicações ou requerimentos subscritos por Vereadores da Casa, motivo pelo qual, reivindicou assim pela apresentação do expediente recebido pela Mesa, de interesse do Plenário, que dispôs inicialmente acerca do recebimento de ofício firmado pela Direção da Companhia Hidromineral do Oeste Catarinense – Hidroeste, por meio do qual, encaminha à Casa, cópia do Balancete Mensal da empresa, relacionado ao mês de abril de dois mil e vinte e quatro.


Da Administração da Câmara Municipal, apresentou-se cópia do Balancete Mensal da Casa, relacionado ao mês de abril corrente, como forma de prestação de contas aos Vereadores interessados.


Constatou-se assim, finda a matéria da ordem do dia, passando-se então ao expediente da palavra livre aos Vereadores, inicialmente subindo à tribuna o Vereador Silvério Schleicher, que parabenizou à Administração e seus colaboradores, pela entrega recente, do projeto de iluminação do Estádio Municipal, cuja intervenção, virá em prol do desporto local, vez que possibilitará a utilização do ambiente no período noturno, incentivando assim a prática desportiva no âmbito do Município. Serviu-se da oportunidade ainda, para parabenizar a todas as Mães pela passagem da data comemorativa em sua homenagem, que é celebrada todos os anos no segundo domingo do mês de maio. Ainda com a palavra, enalteceu o trabalho realizado pela municipalidade, por meio de seus Servidores, no replantio de árvores ao longo das vias públicas da área central do Município, onde foram retiradas em função das obras de acessibilidade realizadas nas calçadas e passeios públicos. Entende com isso o Vereador, que tais ações contribuirão sobremaneira para o equilíbrio do meio ambiente e a melhoria da qualidade estética das vias públicas. Por fim, solidarizou-se com a população do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, que vem sendo assolada pela tragédia ambiental que acomete praticamente todo o Estado.


Pela ordem, manifestou-se o Vereador Valmor Alves de Oliveira, que informou aos demais Pares, que na semana seguinte, acompanhou, juntamente com outro Vereador da Casa, reunião havida com o Executivo Municipal e responsáveis pela cooperativa que administra o sistema de tratamento e distribuição de águas na região da grande Lambari, onde buscou-se por alternativas viáveis ao seguimento, de maneira apropriada dos serviços de distribuição de águas naquela região do Município, quando na ocasião, segundo menciona, ventilou-se a possibilidade de buscar parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamentos – CASAN, visando repassar a administração dos serviços, buscando assim melhorar as condições de sua efetiva prestação e atender às pessoas interessadas de maneira adequada. Parabenizou à direção e colaboradores do Departamento de Estradas e Serviços Rurais, pelos trabalhos que vem sendo realizados nas estradas ao longo do interior do Município, destacando o empenho de toda equipe, mesmo frente à excessiva demanda existente e às condições climáticas que atuam sobre a região, dificultando os trabalhos. Por fim, externou solidariedade à população do Estado do Rio Grande do Sul, acometida por uma tragédia ambiental sem precedentes, que gerou prejuízos de toda ordem, ceifando vidas e expondo à calamidade, parcela considerável da população gaúcha. Eis que entende o Vereador, que o momento seja de união e empenho em favor daquela região do País, visando ao menos amenizar a dor das perdas havidas.


Por seu tempo, subiu à tribuna o Vereador Leoni da Cunha, que inicialmente reportou-se também, à situação vivenciada no Estado Gaúcho, assolado por uma tragédia ambiental jamais vista, com prejuízos incalculáveis e a perda de vidas, expondo a população do Estado à situações calamitosas, que tem ensejado a solidariedade de toda a Nação, mediante doações e contribuições de toda ordem, cujas ações vem amenizando os efeitos e prejuízos da população afetada pelas cheias. Entende assim o Vereador Leoni, que o momento seja realmente de união de esforços em todas as maneiras e formas que possa se apresentar, buscando auxiliar e socorrer a população do Estado vizinho, à que possa suportar as condições enfrentadas e sobreviver com esperança e coragem para a reconstrução de suas vidas. Na tribuna ainda, parabenizou à Administração e demais responsáveis por viabilizar o projeto de iluminação do Estádio Municipal, que possibilitará a melhor utilização da quadra desportiva, fomentando com isso a prática do desporto no âmbito do Município. Salientou ainda, que deverá buscar, na semana em curso, junto ao Executivo Municipal, informações relacionadas à paralisação das obras de revitalização da praça central, cuja obra, anseio de longa data da comunidade em geral, iniciada no início do ano em curso, porém ainda não finalizada. Por fim, comentou com respeito à indicações que apresentou na Casa em oportunidades anteriores, às quais, segundo menciona, deverão ser atendidas, tão logo as condições climáticas permitirem.


Apurou-se assim, findos os oradores inscritos ao uso da palavra, quando manifestou-se novamente o Vereador Presidente, Geberton Odirlei Bertoldi, inicialmente reportando-se às obras recentemente entregues à comunidade Aguense, consistentes no projeto de iluminação do Estádio Municipal, parabenizando a todos os envolvidos no processo, notadamente reportando-se ao Deputado Estadual Altair Silva, responsável pela destinação de emenda parlamentar junto ao Orçamento do Estado de Santa Catarina, no importe de cento e vinte mil reais, cuja importância, somada à contrapartida do Município, foi suficiente à dar forma ao projeto, anseio de longa data da comunidade.


Ademais, cobrou providências em relação ao Ginásio de Esportes do Bairro Novo Horizonte, cujo local, em obras a bastante tempo para a substituição da cobertura, sujeito a contratempos de toda ordem, que vem atrasando sobremaneira a utilização do local pelos moradores do bairro, enfatizando por outro lado, que serão necessárias outras intervenções de reformas na estrutura do prédio, à que possa ser utilizado adequadamente pela comunidade.



Tropical FM/EC





46 visualizações

Comments


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page