Nesta quinta-feira (05/Dez) aconteceram os últimos dois jogos pelo encerramento da 37ª rodada, a penúltima, do Campeonato Brasileiro Série A. Fluminense e Bragantino venceram Cuiabá e Athletico-PR, respectivamente, e colocaram fogo na briga pela permanência. O Criciúma foi rebaixado, juntamente com Cuiabá e Atlético-GO.
A última rodada do Campeonato Brasileiro tem quatro times na luta contra o rebaixamento à Série B: Atlético-MG, Fluminense, Athletico e Bragantino. Um deles vai cair, outros três vão garantir a permanência na Série A em 2025.
Nesta disputa, Atlético-MG e Athletico vão fazer um confronto direto na rodada final, em jogo com portões fechados por conta da punição sofrida pelo Galo por causa da confusão na final da Copa do Brasil.
O Fluminense tem pela frente o Palmeiras, que ainda tem chances de título, no Allianz Parque, enquanto o Bragantino, que abre o Z4 neste momento, vai encarar em casa o já rebaixado Criciúma.
Curiosamente, por conta do confronto direto entre Atlético-MG e Athletico, cada time depende apenas das próprias forças para poder garantir a permanência na Série A. Ou seja: quem vencer se livra da queda.
Outra disputa em jogo: quem ficar à frente entre estes quatro times vai conseguir ainda uma vaga na Sul-Americana de 2025.
Atlético-MG: 14º, com 44 pontos (10 vitórias):
Se vencer ou empatar contra o Athletico, em casa, o Galo garante a permanência.
Se perder, precisa que o Fluminense seja derrotado pelo Palmeiras ou que o Bragantino não ganhe do Criciúma.
Se o Fluminense pontuar e o Bragantino vencer, o Atlético-MG será rebaixado em caso de derrota para o Athletico. Se os três terminarem com 44 pontos, o Galo ficaria atrás do time paulista no saldo de gols e do Tricolor carioca no número de vitórias.
Fluminense: 15º, com 43 pontos (11 vitórias):
Se o Fluminense vencer ou empatar com o Palmeiras, escapa do rebaixamento.
Se perder, o Tricolor precisa que o Athletico seja derrotado pelo Atlético-MG ou que o Bragantino não ganhe do Criciúma.
Se o Athletico empatar ou ganhar do Galo, e o Bragantino ganhar do Criciúma, o Fluminense será rebaixado em caso de derrota para o Palmeiras.
Athletico: 16º, com 42 pontos (11 vitórias):
Se o Athletico ganhar do Atlético-MG, escapa do rebaixamento.
Se empatar com o Galo, o Furacão precisa que o Fluminense seja derrotado pelo Palmeiras ou que o Bragantino não ganhe do Criciúma. Neste cenário, se o time carioca empatar ou ganhar, e o Massa Bruta vencer, o Athletico é rebaixado.
Se perder para o Atlético-MG, o Athletico só livra do rebaixamento se o Bragantino não vencer o Criciúma.
Bragantino: 17º, com 41 pontos (9 vitórias):
Se vencer o Criciúma, o Bragantino escapa do rebaixamento. Isso porque o Massa Bruta passaria Atlético-MG ou Athletico, independentemente do resultado em Belo Horizonte.
Se empatar ou perder, o Bragantino será rebaixado.
RESULTADOS DA 37ª RODADA
Corinthians 3x0 Bahia - Neo Química Arena
Vasco 2x0 Atlético-MG - São Januário
Vitória 1x1 Grêmio - Barradão
São Paulo 1x2 Juventude - MorumBis
Criciúma 0x3 Flamengo - Heriberto Hulse
Internacional 0x1 Botafogo - Beira-rio
Cruzeiro 1x2 Palmeiras - Allianz Parque
Atlético-GO 3x1 Fortaleza - Antônio Accioly
Fluminense 1x0 Cuiabá - Maracanã
Athletico 1x2 Bragantino - Ligga Arena
38ª RODADA
DOMINGO
16H
Grêmio x Corinthians - Arena
Fortaleza x Internacional - Castelão (CE)
Atlético-MG x Athletico - Mineirão
Bahia x Atlético-GO - Arena Fonte Nova
Flamengo x Vitória - Maracanã
Botafogo x São Paulo - Nilton Santos
Palmeiras x Fluminense - Allianz Parque
Bragantino x Criciúma - Nabi Abi Chedid
Cuiabá x Vasco - Arena Pantanal
Juventude x Cruzeiro - Alfredo Jaconi
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA (CLIQUE AQUI)
No Campeonato Brasileiro de 2024, os times que terminarem do primeiro ao sexto lugar têm presença garantida na Copa Libertadores de 2025. Do sétimo ao 12º vão para a Copa Sul-Americana. Já os quatro últimos caem para a Série B. A distribuição de vagas na Copa Libertadores e na Sul-Americana pode mudar caso times brasileiros conquistem essas competições, bem como se o vencedor da Copa do Brasil de 2024 estiver entre os melhores da Série A. Nessas circunstâncias, o G6 do Brasileirão pode virar G9, e a Sula tem chance de contemplar até o 15º colocado.
Commentaires