top of page

Três cidades do Norte gaúcho se destacam no índice de qualidade de vida



Pacatas, com não mais que 3,4 mil habitantes e média salarial maior que dois salários-mínimos: esses são alguns dos pontos em comum entre os três municípios do norte gaúcho que figuram no top 10 das cidades do RS com melhor qualidade de vida.




O resultado foi alcançado por Novo Xingu, Jacutinga e Nova Boa Vista dentro do Índice de Progresso Social (IPS Brasil). O estudo do Instituto Imazon mede e classifica a qualidade de vida nas 5.570 cidades brasileiras a partir de 57 indicadores separados em três grandes grupos.


Necessidades Humanas Básicas classifica o acesso à comida, saúde, moradia e segurança; Fundamentos do Bem-Estar analisa o acesso ao Ensino Fundamental, vida saudável e contato com a natureza; e Oportunidades avalia o respeito a direitos individuais e acesso ao Ensino Superior.


Com a pontuação de 67,64, o município de Novo Xingu conquistou o primeiro lugar na região e o quarto no Rio Grande do Sul. Na cidade de pouco mais de 1,6 mil habitantes, o título de "cidade boa de se viver" é motivo de orgulho. No índice nacional, Novo Xingu ocupa a posição 86 entre os mais de 5,5 mil municípios do Brasil.


Em relação aos macroindicadores da prosperidade, Novo Xingu atingiu 88,28 pontos em Necessidades Humanas Básicas, 67,76 pontos em Fundamentos do Bem-Estar e 46,87 pontos em Oportunidades.


Com uma economia baseada na agricultura, especialmente a suinocultura e produção leiteira, os indicadores da prosperidade também têm feito com que os jovens permaneçam no município e sigam nos negócios das famílias.



Fonte/foto: GZG - Rádio Gaúcha




Comentarios


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
  • Instagram
  • Facebook

© 2021 - A3 Comunicação e Propaganda

bottom of page