Time de Joinville é multado e excluído Série Prata da Federação Catarinense de Futsal; entenda!
- oliveiranarrador
- há 1 dia
- 2 min de leitura

A equipe de futsal Roots R.B. de Joinville foi multada em R$ 5 mil e excluída da Série Prata da Federação Catarinense por decisão unânime do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC). A sanção tem base no Código de Justiça Desportiva, e o clube terá 15 dias para quitar o valor da multa.
Com a decisão, os jogos já realizados continuam válidos, mas os confrontos futuros que ainda estavam programados foram cancelados e convertidos em vitórias por 3 a 0 para os adversários, conforme prevê o Art. 122 do regulamento da competição.
Segundo o regulamento, clubes que abandonam ou são excluídos após o início do torneio não avançam para a próxima fase e são automaticamente posicionados como últimos colocados, podendo inclusive sofrer rebaixamento, se aplicável. O §2º do artigo 122 determina que as partidas realizadas são mantidas, e os jogos restantes cancelados com placar padrão de 3 a 0.
Com isso, as equipes Pinhalense Futsal Zagonel, Adaf Saudades, AD Cunha Porã, Yeesco, Marcílio Dias e Videira foram beneficiadas com três pontos e saldo de gols positivo nas partidas que seriam contra o Roots. Já os times Lages e Rio do Sul, que enfrentaram o Roots antes da desistência, mantêm os resultados conquistados em quadra, inclusive os respectivos saldos de gols. Caçador enfrentaria o time de Joinville na próxima rodada e também ganhará os pontos.
A Federação Catarinense de Futsal ainda não atualizou a tabela de classificação em seu site, mas agora a Pinhalense Futsal Zagonel soma 11 pontos na classificação, enquanto a Adaf Saudades alcança 8 pontos.
ENTENDA O CASO
O Roots, equipe de futsal da cidade de Joinville, comunicou oficialmente seu pedido de desligamento da Série Prata da Federação Catarinense de Futsal. A decisão foi tomada após duas derrotas expressivas em casa: um 12 a 1 contra Rio do Sul e um 16 a 1 frente à equipe de Lages.
Em nota enviada para a Federação Catarinense de Futsal, a diretoria do clube afirmou que a saída da competição é uma medida estratégica voltada para o futuro do projeto esportivo. Segundo o comunicado, foi identificada “a necessidade urgente de um reset no projeto”, o que inclui uma reestruturação completa do elenco e da base principal de jogadores.
O Roots também revelou que um patrocínio expressivo, que seria essencial para a montagem da equipe nesta temporada, acabou não se concretizando. Isso afetou diretamente o planejamento e a capacidade de investimento no elenco, culminando na decisão de redirecionar todo o orçamento para a reestruturação do clube.
O clube se comprometeu ainda a quitar eventuais pendências financeiras com a Federação de forma responsável e dentro dos prazos estabelecidos. A decisão, embora impactante, busca preservar a continuidade e sustentabilidade do projeto a longo prazo, segundo a nota.
FONTE: RCO.COM
FOTO: DIVULGAÇÃO
Comentarios