Tentativa de golpe do falso advogado é registrada em São Carlos
- tropicalfmsc
- 9 de out.
- 2 min de leitura

As tentativas de golpes e de estelionato são cotidianas em qualquer formato, mas nesta semana, à reportagem da Tropical FM foi procurada por uma profissional do ramo de direito, que relatou o modus operandi dos golpistas envolvendo advogados. O fato serve de alerta.
No caso citado, o golpista faz o contato, se passando por um assistente jurídico, com foto e identificação, e em alguns casos fazendo chamada de vídeo com o cliente.
Como este cliente não sabe de quem se trata, acaba acreditando ser alguém representando um determinado escritório de sua causa ou valores a receber.
Neste contato, os golpistas solicitam para que o cliente acesse seu banco durante a chamada e auxiliam a pessoa a transferir dinheiro pra conta dos próprios golpistas.
Os golpistas usam números com prefixos DDD 47 e 49, fotos de advogados retiradas de redes sociais e até dados reais de processos judiciais para enganar as vítimas.
Ao se passar por advogados, e conquistar a confiança da vítima, o objetivo passa a ser a liberação de valores de alvarás judiciais, por exemplo. É neste momento que uma suposta pessoa do Tribunal de Justiça entra em contato pedindo pelos dados pessoais e enviando um link.
O referido link instala um programa de espelhamento, permitindo que os golpistas vejam a tela do celular. Com isso, capturam senhas bancárias e fazem movimentações indevidas.
Em contato com as polícias militar e civil, a orientação é que para se proteger de situações como esta, primeiro é manter a calma e avaliar alguns quesitos, como desconfiar sempre de links ou pedidos de dinheiro pelo WhatsApp, confirmar com seu advogado através de contato, se é mesmo ele que estaria executando tais procedimentos, e jamais repassar códigos recebidos ou senhas.
Tropical FM/EC






Comentários