São Carlos: Secretários fazem observações referente ao período crítico de estiagem
- jornalismotropical
- 30 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

Em entrevista a Tropical FM, nesta quinta-feira (29) participaram os Secretários de Turismo e Eventos de São Carlos, Silvano Mayer e o Secretário de Agricultura são-carlense, Américo Dornelles. Em pauta, a estiagem e o decreto de emergência, bem como alerta referente aos fogos de virada de ano em período de seca.
Américo explicou o decreto de emergência publicado, e mencionou as ações e estratégias do setor para com a ajuda as propriedades. O puxe de água se intensificou e um novo credenciamento será aberto dia 3.
A situação já estava sendo levantada, mas houve aumento nos índices de perdas da produção em culturas, que giram em 30%.
Ele também falou da força tarefa, medidas de combate a minimizar a falta de água e a preocupação com desvios de água, como já houve denúncias, e que podem ser denunciados.
Já Silvano fez um alerta sobre a realização de eventos com fogos, previsto para a noite da virada, junto ao Balneário de Pratas. No entanto, o evento só ocorrerá em caso de ocorrência de chuva nas próximas horas. Isso porque, a soltura de fogos com a vegetação seca pode contribuir para focos de incêndio.
Ele aproveitou para falar ainda de outros eventos previstos e que acabaram cancelados por algum motivo, sendo pandemia e ou estiagem.
Na reportagem, Américo ainda trouxe dados relacionados ao volume de chuva dos últimos meses, mostrando o déficit hídrico. Ele lembrou de algumas medidas de abrangência regional, para minimizar os efeitos da estiagem, e que também estão em pauta.
Por fim, Silvano ainda lembrou do Parque Aquático, burocracia e etapas ligadas ao processo para abertura do espaço junto ao Balneário de Pratas, e que já conta com nova realidade em movimentação e investimento de famílias.
A questão dos incêndios em vegetação rasteira e a baixa vazão dos rios também foram citados pelos dois secretários.
Acompanhe a entrevista;
Tropical FM/EC





Comentários