top of page

São Carlos: Projeto para documentação museológica da Casa da Memória teve reunião


Ocorreu de forma online, no último dia 23, a segunda reunião do projeto de documentação museológica do acervo da Casa da Memória de São Carlos.







Estiveram presentes a museóloga responsável pelo projeto, Franciele Maziero, o profissional de Tecnologia de Informação Deiwyson Marschall, a gestora de acervo Emilia Royer Ruppenthal e o historiador Jefferson Luis Ribas de Oliveira, estes dois últimos servidores da Fundação Cultural do município.


O Projeto “Sistema de Documentação Museológica da Casa da Memória de São Carlos” foi contemplado no Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2021. Ele visa à elaboração de um sistema de Documentação Museológica para a Casa da Memória, a criação também da Política de Acervos da Instituição e ao final uma oficina de documentação museológica com os servidores da entidade.


Ao longo de seis meses a museóloga responsável e o profissional de TI darão o suporte necessário para a criação do Sistema com a participação e reuniões com a equipe. O projeto auxiliará na preservação das coleções da instituição além de possibilitar sua difusão e divulgação por meio do sistema online que será criado.


Cabe ressaltar que são pouquíssimos os museus públicos de SC que possuem um Sistema de Documentação Museológica acessível ao público. Nesse sentido, o projeto é inédito no oeste de SC e conta com a museóloga Franciele Maziero como gestora do projeto.


Neste segundo encontro foram tiradas dúvidas bem como foram pensados encaminhamentos para a execução do projeto. Lembrando que Franciele também foi a responsável, no ano de 2021, por elaborar, juntamente com sua equipe, o Plano Museológico da Casa da Memória.


A primeira reunião, feita de forma presencial, foi realizada no mês de maio na Fundação Cultural e a ideia é que o projeto se desenvolva ao mesmo tempo que reuniões mensais com os envolvidos se realizem.




Fonte/foto: ASCOM/São Carlos-Jair

43 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page