São Carlos: Profissionais explicam como e quando ocorre a vacinação de crianças
- jornalismotropical
- 21 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

Em entrevista a Tropical FM, nesta sexta-feira (21), participaram Lurdiane Ávila, enfermeira responsável pela Sala de Vacinas de São Carlos, a enfermeira da Unidade do centro, Elaine Eckert (c), e o Secretário de Saúde, Ademir Damin, o Martelinho. Em pauta, o cronograma de vacinação de crianças em São Carlos.
Na ocasião, eles detalharam aquilo que a reportagem da emissora tem destacado desde esta quinta-feira, quando esta mesma equipe anunciou o cronograma de início da imunização para crianças de 5 a 11 anos, seguindo algumas regras (comorbidades e deficiência permanente).
Na reportagem, foi detalhado, qual o dia de vacinação específico para criança, a prioridade e a primeira faixa etária deste grupo, bem como a documentação a ser levada. Além disso, o agendamento, prazos e intervalos, também foram citados.
O agendamento para outras vacinas e a continuidade de imunização de adultos na terça, quarta e quinta-feira a tarde, também foram lembrados pelos profissionais.
Por fim, o secretário Martelinho ainda chamou a atenção para o atendimento junto a Central Covid no bairro Cristo Rei. Além de alertar para denúncias de descumprimento de isolamento, ele voltou a pedir paciência no atendimento e citou a demanda diária do espaço.
Acompanhe na íntegra.
VEJA MAIS;
São Carlos recebeu cerca de 60 doses para vacinação de crianças de 05 a 11 anos nesta quarta-feira. As doses são especificamente para crianças. São Carlos possui mais de 920 crianças nesta faixa etária.
No caso de São Carlos, a imunização será por agendamento e somente nas segundas-feiras a tarde entre 13hs e 17hs. O dia foi determinado pelo Ministério da Saúde. Nos demais dias segue a vacinação de adultos. Conforme a sala de vacinas, para esta primeira etapa serão imunizados crianças com deficiência permanente, além de alguma comorbidade, tais como diabéticas, doenças pulmonares, hepáticas, renal, neurológicas e obesidade. A saúde de São Carlos estima cerca de 30 crianças com comorbidades e ou deficiência permanente.
Além dessas, crianças de 10 e 11 anos também poderão fazer o agendamento para tomar a dose. As demais faixas etárias serão chamadas conforme chegada de novas doses pediátricas. Para tomar a vacina é necessária a apresentação da caderneta de vacinação, Cartão do SUS, e no caso de criança com alguma comorbidade, um laudo médico deverá ser apresentado. Além disso, os pais deverão preencher um termo concordando com a aplicação da vacina.
A vacina pediátrica será ministrada em duas doses, sendo a segunda com intervalo de 8 semanas após a primeira aplicação.
Um recado importante é de que após tomar a vacina, é aconselhável que a criança espere pelo menos 15 dias para um novo procedimento ou outra vacina do calendário. Reforçando então que a vacinação para crianças inicia na segunda-feira (24), a tarde e somente por agendamento que pode ser feito pelos telefones 3325 1800 e 3325 1801, somente para crianças com alguma comorbidade, além das de 10 e 11 anos sem comorbidades.
Tropical FM/EC





Comentários