São Carlos: Fiscal e Agente reforçam alerta sobre Dengue e emissão de Alvarás
- jornalismotropical
- 28 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

Em entrevista a Tropical FM, nesta sexta-feira (28), participaram o Fiscal Sanitário e Coordenador de Endemias de São Carlos, Fábio Castelani, bem como a agente de endemias, a Bióloga, Patrícia Dorneles (d). Em pauta, situação da dengue, animais peçonhentos e alvarás.
Na reportagem, a Dengue foi o destaque, levando em conta a situação de alto risco que São carlos passa, principalmente após o último LiRA, Levantamento de Índice Rápido, realizado no final do ano passado. São Carlos fechou com 579 focos em 2021. Em 2020 foram 311. Só neste mês de janeiro já são 48 focos, e os dados ainda deverão ser fechados.
Fábio e Patricia reforçaram o alerta, já que ainda a muitos descasos, com recipientes e locais que acumulam água, mesmo com a estiagem. Segundo eles, São Carlos tem focos e mosquito, porém não o vírus. São Carlos está entre as cidades mais infestadas do Estado e Oeste. Houve um caso suspeito que foi descartado ainda neste mês.
Outro assunto abordado foi alerta para a localização de escorpiões em uma residência de São carlos. Conforme Patrícia, o inseto venenoso não é comum na região, mas uma busca ativa foi iniciada e outros foram localizados, aumentando o alerta de cuidados para animais peçonhentos nesta época. Em caso de localização de escorpiões, o setor deve ser acionado.
Por fim, Fábio alertou para o prazo normal para Alvarás. Segundo ele, não a nenhuma Portaria que altere o cronograma e os estabelecimentos devem providenciar o documento anual de funcionamento até o mês de março, como era antes da pandemia.
Assista na íntegra;
Tropical FM/EC





Comentários