São Carlos: Entrevista aborda restauração do órgão de tubos da Igreja Matriz
- jornalismotropical
- 23 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Em entrevista a Tropical FM na manhã desta quinta-feira (23), participaram o presidente da Comunidade da Matriz, Marino Anschau. Professor Leonardo (c), e o Diretor da Fundação Cultural de São Carlos, Gilson Rogério e Silva (d). Em pauta, a restauração do órgão de tubos da Igreja Matriz que está em andamento, bem como a realização de um jantar Italiano para angariar recursos.
Na fala, Marino falou do procedimento iniciado no domingo (19) junto a estrutura localizada na Igreja Matriz. Neste sentido, ele também mencionou a realização de um evento para angariar recursos para auxiliar no processo de restauração. Um Jantar Italiano está agendado para 9 de outubro, junto a Salão Paroquial. As fichas já estão sendo comercializadas ao preço de R$ 35,00.
Logo em seguida, foi a vez do Diretor Cultural explicar todo o processo, envolvendo o interesse de tombamento histórico do órgão, restauração e busca por um profissional. Neste sentido, apareceu por meio de contatos, o professor Leonardo, Historiador Mestre de Teclas - de Canoinhas, no Planalto Norte.
A partir dai tratativas foram feitas junto a Comunidade da Matriz e um orçamento apresentado para restauração. Logo acertado, o processo foi iniciado nesta semana, e segundo o professor, a previsão de término é final do mês de outubro.
Em sua fala, o professor falou de seu Ateliê e formação, mencionou tecnicamente o que está sendo realizado junto ao órgão, explicou modelo e composição e também contou a história de outros órgãos existentes em Santa Catarina e região Sul.
Desde 1959 em São Carlos o Órgão de Tubos, a vários anos necessita de restauração, mas só agora foi encaminhado o procedimento.
Na reportagem foi solicitado o empenho da comunidade na participação do Jantar Italiano e também de doações espontâneas para angariar o valor da restauração que ficará em torno de R$ 25 mil.
Tropical FM/EC





Comentários