Secretários e a situação hídrica em Águas de Chapecó, Planalto Alegre e Caxambu do Sul
- jornalismotropical
- 3 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

Em entrevista a Tropical FM, nesta segunda-feira (3) participaram os Secretários de Agricultura de Águas de Chapecó, Cassiano Mezzomo, de Planalto Alegre, Cleberso Matte (c), e de Caxambu do Sul, Nelson Martinelli (d). Em pauta, a estiagem e as medidas emergenciais do setor.
Em resumo na reportagem, os três gestores atualizaram as ações de auxílio levando em conta a escassez de chuvas em seus respectivos municípios. A reunião com a Secretaria de Agricultura de Estado, que acenou para linhas de financiamento, a orientação para que se preserve a água e as formas para isso, exceto alguns produtores, que a fizeram.
O puxe de água em várias equipes, com auxílio a mais de 100 famílias foi destacada por Mezzomo, no caso de Águas de Chapecó. O mesmo foi destacado por Matte, que mais do que os demais gestores, falou da dificuldade da localização de água. Planalto Alegre sofre com abastecimento há vários anos, e nesta estiagem, cerca de 300 famílias estão sendo assistidas.
Já em Caxambu do Sul, onde a situação hídrica é mais favorável, Martinelli, ainda assim pontuou as dificuldades, lembrando das redes, estações de tratamento, poços e demanda.
Todos os secretários falaram sobre a problemática, inclusive das chácaras irregulares, que acabam solicitando água, mesmo não sendo de responsabilidade do poder público.
Por fim, os três deram ênfase a recursos e verbas já aportadas e visão de projetos e maquinários, fora aqueles já enviados pelo governo.
Lembrando que os três municípios, Águas de Chapecó, Planalto Alegre e Caxambu do Sul, decretaram situação de emergência devido a estiagem.
Confira entrevista na íntegra.
Tropical FM/EC





Comentários