A bancada federal de Santa Catarina conseguiu o repasse de uma emenda de mais de R$ 95 milhões para o enfrentamento às chuvas e enchentes no estado.
A pedido do governador Jorginho Mello, os parlamentares vão destinar os recursos para o melhoramento fluvial e a construção de diques em cidades da região do Alto Vale e do Médio Vale do Itajaí. O dinheiro faz parte do Orçamento da União e é liberado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza acrescentou que o recurso irá fortalecer ainda mais ações de prevenção e proteção.
Chuvas
Aliás, sobre isso, a chuva fez 846 pessoas saírem de casa no mês de maio em Santa Catarina, de acordo com o balanço da Defesa Civil divulgado na noite de segunda-feira (20). No total, 10 cidades decretaram situação de emergência e 24 foram atingidas. Uma pessoa se feriu e outra segue desaparecida.
Os dados reúnem os estragos causados pelos temporais de 11 e 13 de maio, que deixaram 142 pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos), e as fortes chuvas de sexta (17) a domingo (19).
No último evento foram 82 moradores desalojados e 622 desabrigados (em abrigos públicos).
Frios
Já por outro lado, no clima, a Serra de Santa Catarina registrou a temperatura mais baixa de 2024 nesta terça-feira (21). Em Bom Jardim da Serra, às 6h, os termômetros marcaram -1,8ºC. A cidade também amanheceu com a vegetação coberta por geada.
São Joaquim, que há uma semana teve a primeira temperatura negativa do Estado, também registrou formação de geada neste amanhecer. Na cidade, a menor temperatura foi de -0,19ºC.
Já em Urubici, os termômetros chegaram a -0,4ºC.
Fonte/foto: SeCOM/SC/G1/SC
Comments