A Polícia Ambiental flagrou uma criação ilegal de galos que também estavam em situação de maus tratos em Lages, na Serra catarinense. Durante a ocorrência, também foram encontrados objetos e local de rinha para os animais.
A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages.
Durante a ação, foi identificado o local, informado o morador sobre a ordem judicial e iniciadas as buscas.
No endereço, a PMA encontrou diversas esporas plásticas, apetrechos, e capas para transporte. Além disto, foi localizado um "rinhador", com diâmetro de três metros e um celular.
Na parte externa, segundo a polícia, existia um lugar específico para criação dos galos de raça.
O responsável pelo local apresentou um certificado de criador da raça encontrada, expedido pela Associação Catarinense dos Criadores e Preservadores de Aves de Raça Combate, com validade até 2025.
A guarnição então acionou a Cidasc para fiscalização, momento em que foi verificado que o envolvido não possuía o cadastro para a criação dos animais junto ao órgão e a propriedade fiscalizada é localizada em perímetro urbano, sem autorização.
Diante dos fatos indícios que as aves eram utilizadas em rinhas de galo, a PMA e a Cidasc autuaram o morador e realizaram os demais procedimentos em relação ao caso.
Fonte/fotos: PMA/Oeste Mais
Comentários