
O Ministério Público Eleitoral de Santa Catarina ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral contra um vereador eleito e um ex-candidato a prefeito de Caxambu do Sul nas últimas eleições. Eles são acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante a campanha eleitoral - eles teriam comprado votos utilizando cédulas falsas. Na ação, o MP requer a cassação do diploma do vereador, a aplicação de multa para ambos e a decretação da inelegibilidade dos dois por oito anos.
De acordo com a ação, os fatos foram inicialmente levados ao conhecimento da Polícia Civil de Caxambu do Sul por comerciantes que afirmaram terem recebido cédulas falsas dias após o pleito eleitoral. A partir da colaboração da Polícia Civil, a Polícia Federal identificou indícios de que um dos investigados teria ordenado a distribuição das notas falsas como parte de um esquema de compra de votos.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, foram encontrados materiais de campanha e mensagens que reforçam a participação de ambos no esquema. Em uma das buscas, uma eleitora admitiu ter recebido R$ 350 de um dos acusados para votar nele.
A origem e as responsabilidades pela falsificação e circulação das notas falsas estão sendo alvo de apuração pela Polícia Federal.
Fonte: Ministério Público de Santa Catarina

Comments