SC: Mais de 5 mil focos do mosquito Aedes aegypti já foram registrados
- tropicalfmsc
- há 4 horas
- 1 min de leitura

Santa Catarina já registrou 5.702 focos do Aedes aegypti em 218 municípios, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.
O levantamento considera o período entre os dias 4 de janeiro e 2 de fevereiro e acende o alerta para a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue e chikungunya.
Dos 295 municípios catarinenses, 185 são considerados infestados. No mesmo período, foram contabilizadas 5.476 notificações de dengue, sendo 2.097 consideradas casos prováveis. Três óbitos seguem em investigação.
Atualmente as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito nesta época do ano. Ele reforça a necessidade de manter os cuidados, principalmente diante do aumento das chuvas e temperaturas.
O informe também registrou 78 notificações de chikungunya em Santa Catarina, com 43 casos prováveis. O número representa aumento de 290% em relação ao mesmo período de 2025, quando foram contabilizados 20 casos prováveis. Até o momento, não há registro de mortes pela doença em 2026.
A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e apresenta sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, cansaço extremo e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode levar à internação, principalmente entre idosos e pessoas com comorbidades.
Fonte: Oeste mais









Comentários