top of page

SC lança aplicativo para auxiliar na redução de casos graves de dengue



O estado de Santa Catarina passa a contar, a partir de agora, com mais uma estratégia para ajudar a reduzir a gravidade dos pacientes com dengue que chegam à rede de saúde.





O lançamento do aplicativo Protocolo Dengue, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e compartilhado com os estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), aconteceu nessa quarta-feira, dia 27, na sede da Defesa Civil estadual.


O objetivo da plataforma para manejo clínico de casos é dar agilidade e suporte aos profissionais de saúde. O aplicativo permite a identificação do estágio da doença e tratamento de cada paciente através de características, sinais e sintomas.


Os grupos da classificação de risco são A, B, C e D, e se diferenciam pelos sintomas, sinais de alarme e características sociais e demográficas dos indivíduos.


Os principais sintomas de dengue são febre, náusea, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos.


Ao apresentar sinais e sintomas, uma unidade de saúde deve ser procurada para atendimento. De acordo com o Painel de Monitoramento, o estado tem 85.485 mil casos prováveis de dengue, com 40 óbitos confirmados.


Para os municípios da região de São Carlos, destaque para Águas de Chapecó que soma cerca de 244 casos positivos. São Carlos, possui 128 positivos e Caxambu do Sul, 123, porém com um óbito já confirmado. Os três municípios estão em epidemia. Já Planalto Alegre possui apenas 3 casos positivos para a Dengue.



Tropical FM/SeCOM/SC





132 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page