SC: Infestação da cigarrinha avança e colheita do milho é iniciada
- tropicalfmsc
- há 7 horas
- 1 min de leitura

Santa Catarina registrou pela terceira semana consecutiva um aumento na média estadual de cigarrinhas-do-milho, com 98 insetos por armadilha.
Este crescimento, segundo o programa Monitora Milho SC, pode estar relacionado à combinação de fatores, como as altas temperaturas e as dificuldades de manejo nas etapas finais do ciclo produtivo.
O levantamento realizado entre os dias 12 e 19 de janeiro indica elevação em todas as regiões do Estado. Além disso, as análises laboratoriais demonstram elevada taxa de infectividade das cigarrinhas, com presença dos patógenos responsáveis pelos enfezamentos e viroses do milho.
COLHEITA;
Por outro lado, a colheita do milho da safra 2025/2026 já começou no Extremo Oeste de Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Cepa, os trabalhos iniciaram no fim de dezembro em municípios como Palmitos, e até agora, entre 20% e 25% da área destinada à produção de grãos já foi colhida.

Apesar do avanço, a colheita atrasou de 15 a 20 dias neste ano, principalmente por causa das baixas temperaturas e da falta de sol ao longo do ciclo da cultura.
A Epagri estima que nos 38 municípios do Extremo Oeste acompanhados pelo órgão, cerca de 30 a 32 mil hectares foram destinados ao milho para grãos.
Em relação à safrinha, muitos agricultores não conseguiram colher a tempo de plantar soja dentro do calendário ideal.
Fonte/foto: Oeste Mais/Portal Peperi









Comentários