A central de monitoramento a Secretaria da Proteção e Defesa Civil vem registrando em Santa Catarina dias com forte presença de fumaça no ar.
Esse fenômeno é causado pelo transporte de fumaça das queimadas em outras regiões do país, como Amazônia e Centro-Oeste, que é trazida pelos ventos de norte e, em particular, pelo Jato de Baixos Níveis.
Em Santa Catarina, a fumaça tem sido percebida principalmente durante o entardecer e o amanhecer, quando o céu assume uma coloração avermelhada. Além disso, imagens de satélite têm captado essa concentração de fumaça sobre todo o estado.
A presença de fumaça no ar pode afetar a visibilidade e prejudicar a qualidade do ar, representando um risco para a saúde pública, especialmente para as populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.
CORPO DE BOMBEIROS DE SANTA CATARINA AUXILIA.
Há cinco dias em ação no Pantanal do Mato Grosso do Sul, a equipe composta por 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem feito diversas ações para combater os incêndios na região de atuação, no município de Aquidauana.
A equipe iniciou trabalhos em 28 de gosto. A previsão é que os bombeiros de SC permaneçam no local por 15 dias, podendo ocorrer um revezamento caso necessário.
Fonte/foto: SeCOM/SC
Comments