top of page

SC: Autorizado chamamento de aprovados no concurso público do IMA


O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou o chamamento de 41 aprovados no concurso público de 2019 do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que segue vigente até janeiro de 2024.


Estima-se que através do incremento de pessoal, o órgão possa dar vazão aos processos de licenciamento represados e contribuir com a geração de cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos e o incremento de R$ 1 bilhão em impostos gerados por novos empreendimentos licenciados pelo Instituto.


Atualmente, o IMA conta com aproximadamente 300 servidores efetivos e 250 terceirizados para atender todo o estado. A falta de profissionais técnicos que realizem análises dos processos de licenciamento ambiental é uma das principais carências do órgão ambiental.


Em 2022, foram formalizados cerca de 21 mil processos de licenciamento no Instituto e o tempo médio estimado para resolução chegou a alcançar 270 dias.


Com o incremento dos novos servidores no quadro funcional, estima-se que a redução do tempo para liberação de Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação caia para 60 dias, e que a liberação de Licença Ambiental Prévia seja concluída em até 90 dias.


Os novos servidores que serão chamados para o IMA são formados nas áreas de administração, engenharia sanitária e/ou ambiental, geologia, economia, biologia, engenharia (agrônomo), engenharia florestal, geografia e oceanografia.




Fonte/foto: SeCOM/SC

59 visualizações

Opmerkingen


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page