O período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina inicia na próxima segunda-feira (24). A matrícula deverá ser realizada de forma presencial nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) até o dia 5 de julho.
Os documentos necessários para a matrícula são a cópia do RG e CPF, um comprovante de residência atualizado e o histórico escolar completo. A idade mínima para o ingresso na EJA é 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram direito ao acesso ou à conclusão de estudos na escola convencional na idade apropriada.
A EJA permite que o estudante retome os estudos e realize a conclusão considerando tempo e carga horária diferenciados, possibilitando sua qualificação e, consequentemente, melhores oportunidades no mundo do trabalho.
Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 anos ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever.
Comparada ao Censo 2010, a taxa de analfabetismo no estado sofreu queda de 1,7 ponto percentual. Os dados são do Censo de 2022, divulgado pelo IBGE.
Um dos fatores que contribui para esse resultado é a oferta contínua de turmas de alfabetização dentro dos 40 Centros de Jovens e Adultos do estado e de 52 unidades prisionais.
Fonte: Oeste Mais
Commentaires