A entrevista desta quinta-feira (04) contou com a presença do Secretário de Administração e Finanças de São Carlos, Ivan Bonissoni (foto). Ele esclareceu o reajuste da taxa de recolhimento do lixo orgânico, que chegou a quase 100%.
Segundo ele, além de apontamentos críticos por meio de redes sociais, o reajuste fez com que um munícipe procurasse a secretaria e buscasse informações sobre o salto no valor da taxa de recolha. Foi essa busca por meio de ofício que fez com que o reajuste fosse explicado pelo gestor.
Conforme Bonissoni, São Carlos não reajustava a taxa desde 2020, e mesmo passando pela pandemia, não houve acréscimo. Porém o déficit anual com os serviços fez com que o município embasado em lei, pudesse repassar esse reajuste ao contribuinte, já neste mês de abril.
De acordo com o Secretário, ano após ano, São Carlos paga mais para a empresa responsável pela recolha, do que o total arrecadado. O déficit foi de R$ 200 mil para R$ 600 mil. Com o novo reajuste, o déficit será menor.
Bonissoni também aproveitou para lembrar que o reajuste é apenas para a recolha do lixo orgânico, e que as coletas seletivas, de entulhos, galhos e do volumoso são gratuitos.
Tropical FM/EC
コメント