A entrevista desta quarta-feira (03) contou com a presença do Secretário de Saúde de São Carlos, fisioterapeuta Thiago Mezzomo e o Fiscal Sanitário do município, Fábio Castelani (d).
Na pauta, mais uma vez a questão dengue e a preocupação com a situação. Na ocasião, ambos ressaltaram novamente a questão envolvendo a parte de cada munícipe no combate e luta contra a Dengue.
São Carlos possui 162 casos positivos, o maior total registrado na história, incluindo a identificação do tipo 2 da dengue, já que são quatro, e o município até então só havia identificado o tipo 1.
Em situação de epidemia, São Carlos conta com postos de saúde com grande demanda de procura e busca por consultas, que refletem na necessidade de hidratação.
Durante a reportagem, Mezzomo também falou do mutirão recentemente realizado nos bairros Frigorífico e Cristo Rei, que segundo ele resultaram em melhora da situação, porém piora da situação na região central, e até casos confirmados, na área rural.
A pedida é a mesma, manter casas e terrenos limpos, eliminar água parada e usar repelente.
Uma novidade, conforme a reunião de equipe desta semana, é o decreto municipal que autoriza as agentes de saúde atuarem junto as suas respectivas áreas no monitoramento e fiscalização voltada a questão dengue, inclusive com assinatura para termos de responsabilização.
Devido a demanda e o risco, o Secretário também alertou para que somente se dirija ao UBS em caso de necessidade e ou para sintomas ligados a Dengue, Covid e similares. Amostra de exames, agendamentos e outros procedimentos sem urgência, podem aguardar.
Por fim, o Secretário também falou da possibilidade de deixar o setor seguindo calendário eleitoral, ou por questões profissionais pessoais, mas destacou ainda não ter decidido seu futuro.
Tropical FM/EC
Commentaires