O projeto "Geração Música 2" foi realizado em São Carlos, onde 35 crianças da Escola Cardeal Arcoverde aprenderam a tocar violão e pandeiro. A iniciativa foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Foz do Chapecó, produção da Sancell Produções e apoio da Komedi Projetos e Webka. Realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Reconstrução e União.
Aconteceu em São Carlos, de 11 de abril a 16 de setembro, a apresentação da 2ª edição do espetáculo “Geração Música”, que consiste na montagem, produção e circulação de oficinas gratuitas para crianças e adolescentes de escolas públicas, bem como instituições sem fins lucrativos.
Todas as turmas receberam instrumentos musicais, como pandeiro e violão, que foram doados para as instituições. A prática pedagógica teve o intuito de oferecer iniciação musical e musicoterapia. O projeto também contou com acessibilidade, através de um profissional de libras e monitor.
Ao término do curso, os alunos realizaram uma apresentação musical para os familiares, amigos e toda a comunidade, celebrando todo o aprendizado, com acompanhamento dos músicos-professores. Em São Carlos, o espetáculo “Geração Música” contemplou 35 crianças.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Geração Música" teve produção da Sancell Produções, patrocínio da Foz do Chapecó e apoio da Komedi Projetos e Webka. Foi realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Reconstrução e União.
“A empresa apoiou este projeto que, por meio da educação e do conhecimento, busca contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental nas crianças e ajudar na formação de cidadãos comprometidos com a conservação do planeta e o respeito ao próximo”. afirma o porta-voz da patrocinadora Foz do Chapecó.
Instituição que recebeu as oficinas: Escola Estadual Cardeal Arcoverde.
Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Contato para pautas:
Isabelle Mancini – isabelle.mancini@viracomunicacao.com.br - (19) 99228-1535
Sophia Castro – sophia.castro@viracomunicacao.com.br - (19) 99186-4616
Comentarios