A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos emitiu uma Nota de Esclarecimento após a informação de que algumas empresas de municípios integrantes do CIDEMA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente, e AMOSC, Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, tiveram o Selo SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal suspensos.
O SISBI é ligado ao MAPA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Na nota a pasta alerta para a busca de soluções para resolver o impasse que envolve mais de 30 municípios.
A publicação desta quinta-feira (26), também esclarece que a suspensão nada tem a ver com alguma responsabilização e ou omissão em algum procedimento do município e ou empresas.
Leia na íntegra;
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SÃO CARLOS, VEM POR MEIO DESTA NOTA, ESCLARECER OS FATOS OCORRIDOS NA ÚLTIMA SEMANA, QUE ENVOLVEM PRINCIPALMENTE O SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL E UMA DE SUAS EMPRESAS, ONDE ESTA, POR MEIO DE UMA DECISÃO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA), TEVE SEU SELO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL (SISBI) SUSPENSO, JUNTO COM OUTRAS 40 EMPRESAS DE OUTROS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO DA AMOSC.
CABE RESSALTAR, QUE ESSA DECISÃO SE DEU POR FALHAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PELO SISTEMA CIDEMA/AMOSC JUNTO AO MAPA E NÃO POR AÇÕES OU OMISSÕES DESTE MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS, SC, NEM DA EMPRESA. A SECRETARIA E A INSPEÇÃO CUMPRIRAM RIGOROSAMENTE COM AS EXIGÊNCIAS.
RESSALTAMOS QUE A EMPRESA CONTINUA SEU TRABALHO NORMALMENTE, E TAIS FATOS NÃO PROIBEM A INDÚSTRIA DE VENDER E/OU PRODUZIR, APENAS RESTRINGE O TERRITÓRIO DE VENDA, ATÉ QUE A SITUAÇÃO SEJA NORMALIZADA.
REITERAMOS QUE A SECRETARIA DE AGRICULTURA E A INSPEÇÃO MUNICIPAL, JUNTAMENTE COM A ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO E A EMPRESA, NÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELO OCORRIDO, E TRABALHAM JUNTAS PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
Tropical FM/EC
Comments