Subiu para 52 o número de municípios atingidos pelo temporal no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Conforme dados da Defesa Civil, divulgados na manhã desta sexta-feira, 716 pessoas precisaram deixar suas casas por conta da chuva. Os desabrigados somam 367 e os desalojados chegam a 349.
Uma das cidades mais atingidas foi Dom Pedrito. A localidade tem 46 pessoas consideradas desabrigadas e outras 200 desalojadas. Outro município castigado pelo temporal foi Camaquã, que tem 60 pessoas desalojadas. Já Pelotas, na Zona Sul do Estado, contabilizou 191 desabrigados.
As tempestades fortes a severas com vendavais que atingiram várias cidades da região Noroeste do Rio Grande do Sul causaram o desabamento do ginásio polidesportivo do município de Sete de Setembro, nas Missões.
No Noroeste, Palmeira das Missões, também teve estragos e decretou emergência. A cidade foi surpreendida na noite de quarta-feira com um vendaval. Segundo a defesa civil, o fenômeno durou em torno de um minuto e chegou a velocidade de 103 km/h e atingiu em torno de 150 casas que tiveram destelhamentos parcial ou total.
Após a cidade chegou a ficar sem água, pois onde ela é captada ficou sem energia. Foram registradas quedas de árvores, algumas atingiram casas, praças também ficaram danificadas, assim como a estrutura de algumas empresas.
Duas escolas municipais e uma estadual tiveram que cancelar as aulas por problemas estruturais. Os cerca de 200 alunos voltam às salas de aula nesta segunda-feira.
Ainda nesta quinta-feira, o prefeito Evandro Massing decretou situação de emergência.
Fonte/foto: Correio do Povo
Comments