O nível do Rio Uruguai em São Carlos e do Rio Chapecó, em Águas de Chapecó começou baixar na madrugada deste sábado (18). Além do rastro e marcas, o momento é de limpeza e até retornos, como apurado pela Tropical FM nesta manhã.
Em Águas de Chapecó, com a limpeza já iniciou pelas equipes de Obras e Defesa Civil. O cadastramento de pessoas atingidas prossegue na Secretaria de Agricultura.
Já em São Carlos, o Balneário de Pratas também já começa a movimentação de limpeza. As famílias, no entanto, seguem no abrigo. O cadastramento de atingidos segue neste sábado, em Pratas para os atingidos da comunidade e em São Carlos junto ao Setor Social para os moradores atingidos.
Apesar da baixa dos rios, ao menos até as 09h30 desta manhã, ainda seguiam bloqueados, o trecho da ACH 0050, em Linha Nossa Senhora das Graças, e na SC 283 de São Carlos a Palmitos, próximo ao acesso a Linha São José. Para os dois locais existem desvios.
Enquanto Águas de Chapecó, a alternativa para seguir até alpestre é por Linha Pegoraro, em São Carlos, a Ponte da Barra Grande já possui passagem, mas o local ainda será cascalhado.
Segundo informações da Defesa Civil, o ápice da cheia foi na noite desta sexta-feira, com a vazão vertida do Rio Uruguai, junto a Foz do Chapecó foi de mais 29 mil metros cúbicos, foram o montante do Rio Chapecó, que estava baixo, mas represou.
Veja mais;
Tropical FM/EC / Fotos: Taís Brassan
Kommentare