A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou neste domingo (9) um novo boletim referente ao número de mortos, tragédia que afetou o Estado no mês entre o final de abril e maio.
O novo balanço mostra que mais uma pessoa foi dada como morta, fazendo com que o número de mortos chegasse a 173. A nova vítima morreu em Roca Sales.
As cidades com mais ocorrências de mortes são Canoas (31 óbitos), Roca Sales (13 óbitos) e Cruzeiro do Sul (12). Em relação aos desaparecidos, são 38. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas.
Neste domingo, o Rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu a menor marcar já registrada desde o dia 3 e maio. 2,89 metros foi o nível que o Rio registrou às 18h. No mesmo local, em 6 de maio, o nível chegou a 5,33 metros.
Apesar da boa notícia em relação à diminuição do nível do rio, a preocupação persiste entre os moradores do extremo sul do estado. O grande volume de água que passa pelo Guaíba e deságua na Lagoa dos Patos antes de chegar ao Oceano Atlântico pode ser afetado por diversos fatores, como a direção do vento e a velocidade da corrente marítima. Aos pouco, o Rio Grande do Sul vai se recuperando da tragédia.
No sábado, Porto Alegre voltou a ter 100% de abastecimento de água pela primeira vez desde o início das enchentes no município.
Fonte/foto: Jovem Pan News/Palácio do Planalto
Comments