O Programa Canal Aberto deste sábado (13) abordou o tema avicultura. No estúdio, destaque para o avicultor, Wanclei Brutscher (foto), na área por 17 anos.
Ele falou sobre várias questões ligadas a cultura, desenvolvimento, movimento econômico, representatividade e conquistas. Ele definiu a avicultura atualmente como complexa.
Durante a conversa de cerca de 55 minutos, o avicultor falou das conquistas atuais, como a negociação com baixa de valores para compra do Pellet, produto essencial para o aquecimento de animais. Ele falou que boa parte de conquistas como estás ocorre através da APRIAVES, associação que completa 4 anos, envolvendo produtores de 19 cidades do Oeste.
A própria criação a APRAVES por meio da CADEC, tem sido essencial para minimizar um dos grandes problemas da avicultura, que é a falta da informação. A falta de informação gera incerteza em novos investidores e a té a sucessão familiar. Ele relata, que nos últimos anos a avicultura tem sofrido com a redução de avicultores. São Carlos possui atualmente cerca de 80 avicultores, cooperados com alguma agroindústria.
Além de falar do cenário nacional, o destaque de Santa Catarina, o poder do Oeste na produção de aves, Wanclei também deu ênfase ao movimento econômico que deixa São Carlos na 6ª colocação com R$ 91 milhões somente em avicultura, e apenas levando em conta uma agroindústria. O volume as vezes não tem o reconhecimento e ou conhecimento de sua representatividade.
A gripe Aviária também foi outro assunto citado, mas esse como uma ameaça não só a avicultura, mas de toda cultura de produção. Ele lembrou que o custo de produção de um frango para o produtor hoje gira em torno de R$ 1,37, além de outros valores mencionados pelo avicultor durante a entrevista.
Tropical FM/EC
Comentarios