PF realiza operação para coibir conflito indígena na Reserva de Nonoai/RS
- tropicalfmsc
- há 11 minutos
- 1 min de leitura

Na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Federal deflagrou a segunda fase de uma operação que busca conter o conflito entre grupos indígenas e esclarecer crimes registrados ao longo de 2025 na Reserva Indígena de Nonoai, no Norte do Rio Grande do Sul.
A ação ocorreu com apoio da Brigada Militar. Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão relacionados a uma tentativa de homicídio ocorrida no período mais crítico do confronto.
O objetivo é coletar provas que auxiliem na identificação de todos os envolvidos na disputa.
O inquérito apura um intenso confronto armado entre dois grupos indígenas rivais, que disputam a liderança da Terra Indígena de Nonoai, área de cerca de 16 mil hectares composta pelas aldeias Sede, Bananeiras e Pinhalzinho.
Todas eram administradas pelo mesmo cacique até março deste ano, quando um grupo anunciou a “independência” da Aldeia Sede e formou nova liderança, o que desencadeou os conflitos.
Desde então, foram registrados um homicídio, sete tentativas de homicídio, incêndios criminosos, crimes de dano e expulsões de indígenas das aldeias.
A primeira fase da operação ocorreu em agosto, quando 22 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por determinação da 3ª Vara Federal de Passo Fundo.
Fonte/foto: PF/Rádio Clube


