Operação desarticula comércio ilegal de embalagens de agrotóxicos no RS
- tropicalfmsc
- há 2 minutos
- 1 min de leitura

A Brigada Militar e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul de Cruz Alta, norte gaúcho desarticularam um esquema de comércio ilegal de embalagens de agrotóxicos abrangendo os municípios de Mormaço, Soledade e Espumoso.
A investigação foi iniciada após a apreensão de um caminhão carregado de embalagens vazias de agrotóxicos em Salto do Jacuí, no dia 25 de novembro. As equipes identificaram duas empresas em Mormaço e Soledade que mantinham um depósito ilegal desses materiais.
Dois proprietários das empresas foram presos em flagrante por descumprimento à Lei dos Agrotóxicos, após ser constatado que as embalagens contaminadas estavam sendo revendidas ilegalmente para reciclagem.
A reciclagem clandestina dessas embalagens representa um sério risco à saúde pública, pois o material contaminado pode ser utilizado na fabricação de:
Utensílios domésticos (copos, garrafas).
Brinquedos.
Essa prática expõe a população a substâncias altamente tóxicas.
Após as primeiras prisões, os agentes localizaram em Espumoso um caminhão carregado de embalagens de agrotóxicos, pronto para ser despachado ou escondido pelo proprietário da empresa. Este homem também recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Soledade.
No total, três homens foram presos e levados à Delegacia de Polícia de Soledade.
Adicionalmente, dois Termos Circunstanciados foram lavrados para os proprietários das empresas em Mormaço e Soledade por descumprimento da Licença Ambiental.
Fonte/foto: LA Mais


