top of page

Chapecó: Luta de atingidos por barragens é tema de entrevista


Em entrevista a Tropical FM nesta terça-feira (19), participou o Presidente da Associação dos Atingidos pela Barragem, região de Chapecó, Volmir Santolin (foto).





Na pauta, Áreas de APP que estão sendo ampliadas sem notificações, o impedimento de acesso ao lago, tanto para animais beberem água, quanto para soltar barcos, e as severas multas do IMA sem antes um estudo ambiental.

Na reportagem ele falou dos objetivos da associação que foi oficialmente constituída em 19 de agosto. Antes disso, as discussões se davam informalmente. Ele destaca que o objetivo da entidade é intermediar o dialago entre pescadores, ribeirinhos e a Foz do Chapecó, que segundo ele até tem sido mais aberta.

Durante a entrevista, Santolin falou sobre algumas questões não cumpridas desde a efetivação do projeto e que se intensificou ainda mais com o recente Plano Pacuera, que envolve o lago em torno da barragem. Segundo ele, cada vez mais, pescadores e ribeirinhos tem pedido espaço, tempo, dinheiro e ainda inibe qualquer ação empreendedora que possa desenvolver a região.

Na reportagem, o dirigente que há dois anos já está nesta luta ainda mencionou que pior que a situação dos 12 municípios que integram a associação, é a questão de municípios como São Carlos, Palmitos, e Alpestre/RS, cidades que estão abaixo da barragem e que tem consequências maiores em relação ao Rio.

O objetivo colocado por Santolin é um debate entre os ganhos e perdas para a região desde a implantação da estrutura que inicialmente foi vendido de uma forma, mas que tem deixado consequências a cada dia.



Assista;


Tropical FM/EC

70 visualizações

Comments


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page