top of page

Mundo: Estados Unidos destrói três instalações nucleares do Irã


ree

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (21) que as Forças Armadas americanas realizaram bombardeios contra três instalações nucleares do Irã marcando a entrada oficial dos EUA na guerra entre Israel e a teocracia iraniana.




Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que os ataques atingiram “com sucesso” os complexos nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan.


O presidente também declarou que os aviões envolvidos na operação já deixaram o espaço aéreo iraniano e retornam em segurança aos Estados Unidos.


A ofensiva foi realizada com bombardeiros furtivos B-2, que decolaram da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, e foram acompanhados por aviões de reabastecimento em voo.


A movimentação dessas aeronaves já havia sido detectada por monitores de tráfego aéreo durante a madrugada. O destino especulado inicialmente era a base americana em Guam, no Pacífico, mas a missão seguiu diretamente ao Oriente Médio.


Os B-2 são os únicos aviões capazes de lançar a GBU-57, bomba antibunker de 13,6 toneladas projetada para destruir alvos subterrâneos, como a instalação de Fordow, localizada sob uma montanha e considerada uma das mais protegidas do programa nuclear iraniano.


Com o ataque, os EUA passam a integrar formalmente a campanha militar de Israel contra o Irã, iniciada há uma semana com o objetivo declarado de impedir a capacidade do país persa de desenvolver armas nucleares.



Fonte/foto: Jovem Pan News/AFP



ree

 
 
 

Comentários


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
  • Instagram
  • Facebook

© 2021 - A3 Comunicação e Propaganda

bottom of page