Membro da coordenação do MAB em São Carlos cita ações e lutas
- jornalismotropical
- 21 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Em entrevista a Tropical FM na manhã desta quinta-feira (21), participou o membro da Coordenação do MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens, Rudinei Cenci (foto). Em pauta, a homenagem recebida pelos 30 anos da entidade junto a ALESC e as ações do MAB em âmbito local e regional.
Inicialmente ele pautou os 30 anos de luta do MAB nacional e que não região já são 40 anos, com participação da região de Chapecó, que contribuiu para formação do movimento e sua estrutura em defesa dos ribeirinhos e outros.
Logo em seguida ele mencionou os projetos de usinas no Rio Chapecó, com destaque para Águas de Chapecó, e que em São Carlos fica na altura de Linha Navegantes. Neste sentido, ele alertou moradores da região sobre os primeiros estudos e que em um momento específico uma discussão envolvendo as partes será proporcionada.
Sobre Foz do Chapecó, Rudinei falou das demandas em decorrência da construção da barragem e das partes que ainda se sentem lesadas, e por isso, as lutas ainda prosseguem.
Sobre energia, o membro da coordenação do MAB falou sobre duas lutas, sendo a Tarifa Social de energia, com uma conquista de inclusão de famílias do Cadastro Único de forma automática para benefícios na conta, e a Tarifa Rural, que é a luta pela revogação do decreto que tirou dos produtores, o abate de 25% da conta de energia desde 2017.
Por fim, Rudinei Cenci ainda falou sobre o projeto da usina do Biogás que já é realidade em Itapiranga e que tem capacidade para beneficiar cerca de 600 famílias.
Assista na íntegra;
Tropical FM/EC





Comentários