Iraí/RS: Barcaço da Integração retira resíduos do Rio Uruguai
- tropicalfmsc
- 29 de set.
- 1 min de leitura

Uma mobilização no Rio Uruguai resultou na retirada de cerca de 3 mil quilos de lixo na manhã do último sábado (27). A ação foi organizada pela Sociedade dos Amigos da Flora e Fauna (Saffira) em parceria com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e mobilizou 35 barcos, com a participação de cerca de 140 voluntários.
O objetivo foi chamar a atenção para a grande quantidade de redes clandestinas e o lixo acumulado nas margens do Rio Uruguai e do Rio da Várzea. A limpeza se concentrou também na foz do Rio da Várzea, que desemboca perto de Iraí.
Durante a ação, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Frederico Westphalen reforçou a fiscalização contra a pesca ilegal, apreendendo:
840 metros de redes de malhas diversas.
230 metros de espinhéis (totalizando mais de 1 quilômetro de petrechos).
Em uma das redes, um dourado de grande porte foi encontrado morto.
A mobilização não terminou na limpeza. A Saffira e a Brigada Militar planejam construir até dezembro uma casa de apoio para a Patram próximo da sede da sociedade.
O espaço terá estrutura para fiscalização e uma sala para palestras e atividades educativas com estudantes, servindo também de apoio para universidades. As doações de materiais para a obra já começaram a chegar.
Ao final da ação, foi realizado um almoço de confraternização com 125 quilos de carne arrecadados, que reuniu cerca de 120 pessoas.
Fonte/foto: LA Mais






Comentários