Depois de 13 dias da eliminação na Copa do Brasil, o Grêmio também se despediu da Libertadores. Na noite desta terça-feira (20), no Maracanã, o Fluminense venceu o Tricolor por 2 a 1 no tempo normal. O resultado levou a disputa para os pênaltis, que também foi vencida pelos cariocas, com o placar de 4 a 2. Agora, no restante de 2024, sobra o objetivo de terminar o Brasileirão sem mais sustos.
Renato fez uma aposta para montar o Grêmio que entrou em campo no Maracanã. O técnico resolveu utilizar novamente o esquema com três defensores e três atacantes, com Dodi e Villasanti como únicos meio-campistas. Gustavo Martins, Jemerson e Kannemann formaram o setor defensivo, com João Pedro e Reinaldo nas alas. No ataque, Braithwaite teve a parceira de Pavon e Soteldo. Cristaldo começou a partida como opção no banco de reservas.
E o pior cenário possível se desenhou para o Grêmio. Antes dos 30 minutos do primeiro tempo, o Fluminense reverteu a vantagem trazida da primeira partida e deixou o time de Renato completamente sem reação. O primeiro golpe aconteceu aos 14 minutos. Em cobrança de escanteio, Ganso bloqueou Gustavo Martins, e Thiago Silva subiu sozinho para abrir o placar.
Um erro de domínio de Kannemann deu início a um contra-ataque do Fluminense. Arias partiu do próprio campo e chegou até a área. O atacante chutou cruzado, Marchesín desviou e a bola bateu no braço de Dodi. O lance foi revisado no VAR e, após cinco minutos, o pênalti foi confirmado. Arias cobrou com estilo e venceu o goleiro do Grêmio aos 27 minutos.
Com 2 a 0 contra, resultado que classificaria o Fluminense, o Grêmio passou o restante do primeiro tempo sem conseguir ameaçar o adversário. O goleiro Fabio terminou a etapa inicial sem ser exigido a fazer um defesa.
Com 2 a 0 contra, resultado que classificaria o Fluminense, o Grêmio passou o restante do primeiro tempo sem conseguir ameaçar o adversário. Fábio terminou o primeiro tempo sem ser exigido a fazer um defesa.
Pressionado pela necessidade de marcar ao menos um gol, o Grêmio voltou com duas mudanças para o segundo tempo. Renato colocou Gustavo Nunes e Cristaldo nos lugares de Kannemann e Pavon. Mas logo na saída de bola, o Fluminense quase ampliou. Ganso recebeu na entrada da área e bateu por cobertura. A bola parou no travessão.
A primeira oportunidade de gol do Grêmio levou 51 minutos de bola rolando para acontecer. Após cruzamento de Reinaldo, Gustavo Nunes desviou e Fábio voou no ângulo para evitar o gol.
No minutos seguintes, Braithwaite bateu para a área e Gustavo Nunes perdeu uma chance da linha da pequena área. Sem ver sua equipe produzir chances de gol, Renato colocou Monsalve no lugar de Dodi. O Grêmio chegou a descontar na sequência, após cruzamento de Reinaldo para Jemerson, mas o lance foi anulado por impedimento do zagueiro no momento da cobrança da falta.
Quando a pressão chegava quase no limite, o talento vindo do banco de reservas apareceu a favor do Grêmio. Aos 31, Monsalve recebeu de Soteldo pela direita e invadiu a área. O cruzamento encontrou Gustavo Nunes, que bateu firme para vencer Fábio e recolocar o Grêmio no jogo. Arezo entrou no lugar de Braithwaite para renovar o fôlego do ataque. Nathan Pescador ainda entrou no lugar de Soteldo para cobrar um dos pênaltis. Os minutos finais foram de lá e cá, mas a decisão da vaga ficou para os pênaltis.
Na disputa por pênaltis, Fábio fez a diferença a favor do Fluminese. O goleiro pegou as cobranças de Cristaldo e Nathan. Thiago Silva, John Kennedy, Lima, John Arias acertaram as batidas da equipe carioca. Reinaldo e Monsalve converteram a favor do Grêmio.
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br
Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP
Comments