Após 17 anos, Grêmio e Juventude voltam a se encontrar em uma final de Campeonato Gaúcho. As duas equipes fazem o primeiro confronto da decisão a partir das 16h30 deste sábado, no Alfredo Jaconi.
Essa será a quarta decisão estadual entre os dois clubes. Nas três finais protagonizadas por eles até hoje, em 1996, 2001 e 2007, o Tricolor levou a melhor em todas. O único título do Juventude foi conquistado em 1998 sobre o Inter.
O time de Renato Portaluppi garantiu vaga na decisão com duas vitórias sobre o Caxias, por 2 a 1 e 3 a 2. Já a equipe de Roger Machado passou pelo Inter nas semifinais, com vitória nos pênaltis após dois empates: 0 a 0 e 1 a 1.
1996 - Grêmio campeão
A primeira decisão ocorreu em 1996, quando o Grêmio era comandado por Luís Felipe Scolari, o Felipão, o Juventude por Geninho. No primeiro jogo, no Alfredo Jaconi, o Grêmio venceu por 3 a 0. No segundo jogo, no Olímpico, o Tricolor garantiu o título com outra goleada por 4 a 0, com três gols de Jardel e um de Aílton.
Grêmio: Danrlei; Arce, Luciano, Adílson e Roger; Dinho, Goiano, Ailton, Carlos Miguel, Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Luís Felipe Scolari.
Juventude: Márcio; Sérgio Winck, Carlinhos, Nei e Paulo Sérgio; Fábio Renato, Daniel Frasson, Lauro, Itaqui, Fernando e Trellez. Técnico: Geninho.
2001 - Grêmio campeão
Em 2001, Grêmio e Juventude se reencontraram na decisão do Gauchão. Mais uma vez, o Tricolor, comandado por Tite, venceu o Alviverde, comandado por Hélio dos Anjos. Na primeira partida da final, no Alfredo Jaconi, o Grêmio venceu por 3 a 2. E depois, no Olímpico, venceu novamente, desta vez por 3 a 1. Dauri marcou para o Juventude e os gols do Grêmio foram marcados por Polga, Marcelinho Paraíba e Eduardo Costa.
Grêmio: Danrlei; Mauro Galvão, Marinho; Anderson Polga; Anderson Lima, Eduardo Costa, Tinga, Zinho e Rubens Cardoso; Luís Mário e Marcelinho Paraíba. Técnico: Tite.
Juventude: Diego; Ivo, Fernandão, Márcio Pereira e João Marcelo; Ivair, Sidney, Fernando e Dauri; Luciano Fonseca e Leonardo Manzi. Técnico: Hélio dos Anjos.
2007 - Grêmio campeão
O Grêmio comemorou o seu 35º título estadual diante do Papo há 17 anos. O primeiro confronto, no Jaconi, foi marcado por empate eletrizante por 3 a 3. No jogo da volta, no Olímpico, o Tricolor comandado pelo técnico Mano Menezes se impôs e aplicou uma goleada por 4 a 1, com gols de Tcheco (dois), Diego Souza e Lúcio. O gol do Juventude foi marcado por Gabriel.
Grêmio: Saja; Gavilán, William, Teco e Lúcio; Edmílson, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Carlos Eduardo e Tuta. Técnico: Mano Menezes.
Juventude: André; Ricardo, Éderson, Fabrício e Márcio Azevedo; Radamés, Lauro, William e Paulo Ramos; Cristiano e Da Silva. Técnico: Ivo Wortmann.
FONTE: ge.globo
FOTO: Luís Gonçalves / CP Memória
Comments