Governo Federal concede subsídio de 20% para seguro rural


Para apresentar a experiência brasileira e internacional de seguro rural paramétrico, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou um webinar na tarde desta sexta-feira (15) com a participação de seguradoras e resseguradoras que atuam no mercado de seguro rural no Brasil.


O seguro rural paramétrico, também chamado de seguro de índice, é feito sob medida para o produtor. O contrato pode prever a quantidade de chuva e a estimativa de produção da área segurada. Caso o índice de chuva não seja alcançado, o segurado poderá ser ressarcido em razão do potencial dano à produção.


Os parâmetros de medição dos índices são de fontes tecnológicas, como imagens de satélite e dados de estações meteorológicas. O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão ligado ao Mapa, vai fornecer dados meteorológicos aos produtores e empresas de seguro.


O Mapa está apoiando a contratação de seguro rural paramétrico por parte dos agricultores. Este ano foi aprovado um subsídio de 20% ao prêmio de seguro paramétrico por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).


A emissão da primeira apólice de seguro paramétrico para o setor rural registrada no Brasil ocorreu em 2017. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou do evento virtual.


Segundo ela, o Mapa decidiu apoiar o seguro paramétrico como mais uma das soluções para proteger as atividades dos produtores brasileiros. Durante o evento, transmitido no canal do Youtube da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), instituição ligada ao Mapa, as empresas apresentaram seus seguros paramétricos para o setor rural.


Uma delas apresentou o caso do primeiro seguro rural paramétrico com subvenção contratado no Brasil. Foi para produtores de cacau da região sul da Bahia. Segundo o Mapa, o número de empresas de seguro habilitadas no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural passou de 11, em 2018, para 15, em 2021.


A expectativa é que mais três seguradoras sejam habilitadas no ano que vem.




Fonte: Gov.br

52 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png