Governo assina contrato que autoriza construção de ferrovia entre Chapecó e Cascavel


O Governo Federal através do Ministério da Infraestrutura assinou nesta quinta-feira (09), os contratos de para a autorização para a construção de uma ferrovia que liga os municípios de Chapecó/SC e Cascavel/PR. Com o novo investimento a expectativa é que sejam abertas mais de 120 mil vagas de empregos.


A empresa Ferroeste manifestou interesse no trecho de 286 quilômetros, com projeção de investimento privado de aproximadamente R$ 6 bilhões. A iniciativa é por meio do Programa de Autorizações Ferroviárias (Pro Trilhos), criado por meio da Medida Provisória nº 1.065/21, que instaura o instituto da outorga por autorização para o setor ferroviário, e que permite a livre iniciativa no mercado ferroviário.


O Ministério da Infraestrutura recebeu até o momento 36 requerimentos de autorização ferroviária, o que finaliza com 7.780 novos km de ferrovias e com investimentos de R$115 bilhões. O ministério ainda espera que com isso sejam criados aproximadamente dois milhões de empregos diretos e indiretos.


Ainda é esperado que reduzam o custo de transporte, da emissão de CO² e a modernização da malha ferroviária nacional.



Fonte: ClicRDC / Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

289 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png