Foz do Chapecó Energia vai repassar R$ 500 mil para pescadores do RS


A Associação dos Pescadores de Berita, em Itatiba do Sul, abrangida pelo reservatório da usina hidrelétrica Foz do Chapecó, irá receber da empresa responsável pela gestão do empreendimento, pouco mais de R$ 500 mil para a implantação de dois pontos de apoio à pesca, nas comunidades de Porto Mauá e Linha Saltinho.


Os imóveis, que terão 56,94m² e 200 m², serão construídos em regime de mutirão e os recursos serão investidos na aquisição de benfeitorias, contratação de projetos, licenciamento ambiental e uma rampa de acesso ao rio.


A construção dos pontos faz parte do Programa de Apoio à Pesca, condicionante do licenciamento ambiental do empreendimento, e de um acordo estabelecido com as colônias de pescadores identificadas regionalmente como Z-35, Z-29 e Z-26; o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério de Minas e Energia, o Ministério da Pesca e Aquicultura, atualmente incorporado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).


Os imóveis serão erguidos em uma área doada anteriormente pela empresa para a associação. Além dos terrenos, a empresa já repassou valores para 17 pescadores adquirirem freezers ou equipamentos para a pesca. Em 2018, a Foz do Chapecó entregou três estruturas similares para associações de pescadores de Santa Catarina.




Fonte/foto: In Foco RS/Foz do Chapecó

239 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png