F1: Leclerc vence com autoridade no GP da Austrália


No retorno do GP da Austrália à Fórmula 1 após dois anos de ausência devido à pandemia do coronavírus, Charles Leclerc conquistou na madrugada deste domingo sua segunda vitória do ano, faturando a prova com autoridade. O monegasco largou da pole position e, por 39 voltas, defendeu-se de Max Verstappen, que abandonou a corrida. Sergio Pérez chegou em segundo lugar à frente de George Russell, que levou seu primeiro pódio da carreira com a Mercedes.


O holandês da RBR sofreu danos em sua unidade de potência. Foi a segunda vez em três etapas que o atual campeão lutou com o motor; na abertura do campeonato, no Bahrein, um defeito na alimentação de combustível o fez retirar-se da prova. Lewis Hamilton, por sua vez, chegou em quarto lugar.


A corrida ainda foi paralisada mais duas vezes; primeiro, com Carlos Sainz, na volta 3. Depois foi a vez de Sebastian Vettel concluir um fim de semana difícil, com problemas no motor e batida nos treinos livres; ele rodou e carimbou o muro na volta 24.


O tetracampeão fazia sua estreia na temporada depois de ficar fora na Bahrein e Arábia Saudita por testar positivo para Covid-19.


Confira a classificação atualizada da F1 2022


Hamilton largou em quinto, à frente de Russell. O heptacampeão chegou a ganhar duas posições na largada e manteve-se entre os primeiros por algumas voltas. No entanto, caiu para quinto após seu primeiro pit stop, foi ultrapassado por Pérez e não conseguiu recuperar-se nos giros seguintes.


Em 2022, Leclerc já havia faturado a prova de abertura da temporada e chegou em segundo na rodada anterior, no triunfo de Verstappen. Essa foi também a quarta vitória da carreira do monegasco, que ampliou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos para 71 pontos.


Russell, por sua vez, foi superado por Pérez perto do fim da corrida, mas subiu para terceiro graças ao abandono de Verstappen. Esse foi também o segundo pódio de sua carreira. O britânico é o novo vice-líder do Mundial de Pilotos.


Enquanto a Ferrari se mantém na ponta do campeonato de construtores, a Mercedes conseguiu defender sua vice-liderança, aumentando a vantagem sobre a RBR de um para dez pontos.


Fonte: ge

Foto: Peter J Fox

17 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png