Estiagem: Secretários de Agricultura do Sul pedem apoio contra impactos


Os secretários de Agricultura de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul estiveram reunidos com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Soria Bastos Filho, para apresentar os cenários e as demandas diante do cenário de estiagem que afeta os três estados do Sul do Brasil.


Entre as demandas está a busca no apoio na renegociação de dívidas e agilidade no pagamento do seguro agrícola para os produtores rurais.


No estado catarinense, as regiões extremo oeste, oeste e meio oeste são as mais afetadas pelo clima seco. A média atual de precipitações nesses locais é de, respectivamente, 20, 31 e 46 milímetros, sendo que o esperado seria uma média em torno de 150 mm.


A principal preocupação do setor produtivo é a quebra na safra de milho, tanto milho grão quanto silagem, que deve impactar diretamente as cadeias produtivas de carne e leite.


O Secretário Altair Silva explica que no extremo oeste de Santa Catarina a colheita de milho deve ter uma redução de até 50% e a expectativa de safra estadual já está sendo reduzida.


Até o momento o estado conta com 67 municípios com decretos de emergência publicados ou em vias de publicação e 1.500 famílias rurais que perderam sua fonte de renda devido à estiagem, principalmente produtores de grãos e silagem.


Nos outros estados do Sul, a situação é semelhante. Segundo o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, os prejuízos calculados são bilionários, principalmente nos cultivos de soja, milho e feijão. São 144 municípios paranaenses com decretos ou sinalizando fazer decretos de emergência.


No Rio Grande do Sul, são 110 municípios afetados. Ainda esta semana haverá uma nova reunião com a equipe técnica do Ministério da Agricultura para apresentar as ações disponíveis para os produtores rurais que tiveram prejuízos devido à falta de chuvas.


O Governo Federal trabalha ainda com a possibilidade de uma visita da ministra Tereza Cristina aos estados do Sul.




Fonte/foto: ACCS

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png