Entenda o que é retinoblastoma, câncer nos olhos da filha de Tiago Leifert


Na semana passada o apresentador Tiago Leifert e sua esposa Dauana Garbin, anunciaram que sua filha chamada Lua de pouco mais de um ano, está com câncer nos olhos.


Entenda o que é retinoblastoma , uma doença que costuma aparecer em crianças que têm entre oito meses e cinco anos onde o diagnóstico precoce é fundamental para alcançar um bom resultado no tratamento.


A oftalmopediatra Marcela Barreira explica: “é um tumor que tem origem genética, ou seja, é causado por uma mutação. “Foi um dos primeiros tumores em que se encontrou essa base genética. Essa mutação leva a um crescimento desordenado das células da retina”.


Segundo Marcela, a retina é a porção do olho que recebe as informações visuais de fora e encaminha para o nervo óptico que, por sua vez, repassa a informação ao cérebro. Por isso, o órgão é de extrema importância.

Os principais sintomas são percebidos nos olhos;


Estrabismo

Vermelhidão

Deformação do globo ocular

Perda de visão

Dor ocular

“Reflexo de olho de gato”: ao tirar uma foto com flash, a pupila normalmente fica vermelha...



Tratamento


O principal recurso para tratar a retinoblastoma é a quimioterapia. “Pode ser via oral, como também por meio de um cateter que injeta o medicamento diretamente no olho, sendo essa mais indicada para um bom resultado”, diz a oftalmopediatra.


Em alguns casos é necessária a remoção cirúrgica do câncer, que inclui a retirada do globo ocular. Esta é a última alternativa e depende do grau de acometimento da retinoblastoma.


Fonte: VEJA SAÚDE/Tropical FM/Andréia

100 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png