Engenheiro agrônomo da Epagri comenta sobre emissão da DAP


Com o Decreto n. º 11.029/2022 emitido pelo Governo Federal em abril deste ano, os agricultores com financiamentos de custeio e investimento agrícola no âmbito do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) podem obter um desconto de 35,2% nas parcelas com vencimento entre 1º de janeiro e 31 de julho.


Quem deseja ter acesso ao programa, é necessário que o agricultor tenha a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em dia. Para ter a obtenção deste documento, é necessário que o produtor rural vá até a Epagri do seu município. Em São Carlos, o extensionista e engenheiro agrônomo da instituição, detalhe que é preciso que os agricultores se antecipem na renovação antes do vencimento.


“A gente sempre comenta os agricultores que se previnam com a questão da DAP, não esperem vencer. As regras do Mapa para as empresas que fazem a DAP, têm um prazo legal de 30 dias para fazer, mas com a alta demanda demor um pouco mais e o sistema muito instável, na semana retrasada passei a semana toda para conseguir fazer 10 DAP. Então olhe a sua e venha com 30 dias de antecedência até a Epagri para que possamos fazer” salienta Paulo.


Na Câmara de Vereadores de São Carlos, os parlamentares enviaram um Moção de Apelo para o Governo Federal para que o mesmo prorrogue até 31 de dezembro esse decreto, podendo assim mais agricultores utilizar o desconto para pagamento junto aos bancos.


Foto: Elvis Caetano/Tropical FM

10 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png