Enem 2024: Confira como foi o 1º dia de provas
- jornalismotropical
- 4 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Dados preliminares apontam que, dos mais de 4,3 milhões inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo (3). O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023.
O balanço parcial foi apresentado pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, em coletiva de imprensa na sede do Instituto, em Brasília (DF), ao final da aplicação.
Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.
No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O exame continuará no próximo domingo, 10 de novembro, quando os participantes resolverão itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.
Segundo o presidente do Inep, a aplicação correu sem intercorrências.
No total, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.
Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.
Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da página do participante será de 11 a 15 de novembro.
As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Fonte: Gov.br

Comentarios