O Canal Aberto Eleições deste sábado (5), véspera da votação, recebeu o Promotor da Comarca, Gabriel Cavallett, o Juiz Eleitoral, Edipo Costabeber (c), e o Chefe de Cartório da Zona Eleitoral 070 de São Carlos, Everton Hetzel (d).
Em cerca de 70 minutos, o trio abordou efetivamente o processo eleitoral, preparação, vedações e orientações para o dia do pleito.
Após Everton falar sobre a preparação da equipe de mesários, e recentemente a logística e preparo de urnas, o Juiz Edipo pontuou quanto a conscientização desde o candidato, partido e principalmente o foco deste domingo (6), que é o eleitor. Ele pregou diálogo.
Já Gabriel, deu ênfase ao papel do Ministério Público no processo e após lembrou da fiscalização, segurança e mencionou o que prevê cada descumprimento durante o processo.
O chefe de cartório ainda falou sobre os ajustes de seções envolvendo Caxambu do Sul, Planalto e esclareceu dúvidas como preferência de filas, justificativa, voto em trânsito, que não existe para pleito municipal e os documentos necessários para o voto.
O Juiz foi veemente no pedido para que os candidatos não circulem junto aos locais de votação, e que cabe aos fiscais de partidos já orientados o papel de acompanhar o processo.
Em resumo Promotor e Juiz frisaram que o dia é apenas do eleitor e de votar, não de campanha. O voto consciente e a não venda do voto foram muito citados por ambos.
Para qualquer dúvida o fone/whats 0800 647 3888 ajuda esclarecer todas as dúvidas.
A cobertura da Tropical FM nas eleições municipais 2024 terá continuidade neste domingo 6 de outubro com foco na votação e apuração, além da semana de entrevistas com os prefeitos eleitos no decorrer da semana pós pleito.
A Zona Eleitoral de São Carlos, abrange Cunhataí, Águas de Chapecó, Planalto Alegre e Caxambu do Sul e possui 22.233 eleitores.
Tropical FM/EC / Foto: Laura Deimling
Comments