Edição Especial Semana da Mulher parte 4 – Mulher Cooperativa

Com um olhar alegre e um sorriso no rosto foi que Lissandra Schwertz me recebeu em seu novo espaço de trabalho, a Agência do Sicredi Águas de Chapecó, que aliás é linda, moderna e superconfortável. À reportagem da Tropical FM, a Gerente de Agência conta neste 4º capítulo da Edição Especial Semana da Mulher, um pouco sobre sua trajetória de sucesso na Cooperativa Sicredi Alto Uruguai -RS / SC / MG.


Lissandra Schwertz; casada há quase 27 anos,2 filhos, formada em Marketing, pós-graduada em Gestão Empresarial, pós-graduada em controladoria e auditoria, cursando MBA em Gestão de Estratégia de Negócios, Gerente de Agência desde abril de 2021.Atualmente dona de um impressionante currículo, relembra que foi em 2007 que ouviu falar pela 1ª vez da Cooperativa, na época, estudava marketing e trabalhava no comércio de implementos agrícolas. Após pesquisa, decidiu se inscrever no processo seletivo para trabalhar na agência de São Carlos.


Antes de chegar ao cargo principal, Lissandra aproveitou as oportunidades que a cultura de incentivo e a política de plano de carreira lhe trouxeram, e de prospectora de negócios, função já extinta, foi se aperfeiçoando e alcançando novas responsabilidades e funções dentro da agência. Em 2021 conquistou o que até aqui é o seu maior posto; Gerente de Agência e lidera uma equipe de 6 pessoas, sendo 5 delas mulheres. A propósito, esta realidade de uma expressiva quantidade de colaboradoras, dentro da Cooperativa Sicredi é bastante perceptível, possuindo atualmente 52% dos cargos de gestão e tendo como Presidente, a Presidente do Conselho de Administração, Angelita Marisa Cadoná.


Sobre os desafios enfrentados nestes 15 anos de Cooperativa, Lissandra cita o início de sua carreira e a estranheza de alguns homens ao tratarem de negócios com uma mulher, no entanto, ela afirma, que isto nunca foi um empecilho e que usou esta situação para melhorar. Ainda sobre os desafios que enfrenta, ela conta feliz que está terminando um tratamento para o câncer de mama, e que a enfermidade descoberta em junho do ano passado, não foi em nenhum momento impedimento para o desenvolvimento do seu trabalho, mas que o trabalho juntamente com o apoio de sua família foi seu combustível. “Meu trabalho é o que me deixa feliz, o que realmente me completa. ...” A Sicredi é uma cooperativa de crédito que tem seus propósitos e valores, e os meus pessoais, caminham com os da empresa” complementa Lissandra.



Indagada a dar um conselho as mulheres, ela afirma : - “Você precisa estar em um lugar que você se encaixe, onde você percebe que faz parte, porque se você estiver em um lugar, onde você não se vê, então você se retira e faça algo que te faça feliz”.


Para finalizar este capítulo, quero citar para reflexão de todos, Theodor Amstad, fundador da 1ª cooperativa de crédito do Brasil em 1902.


“Se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de uma delas, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos”.




Continua...

Tropical FM / Andréia

256 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png