Edição Especial – Semana da Mulher parte 2 – Mulher Política

As eleições 2020 marcaram a história do nosso país, devido a maior participação de mulheres no pleito eleitoral. Aqui em São Carlos, não foi diferente, pois, dos 55 candidatos, 23 eram mulheres, muitas delas concorrendo pela 1ª vez para um cargo político, no entanto, apenas duas mulheres conseguiram se eleger e desde janeiro de 2021 exercem mandato no legislativo municipal. Estas duas vencedoras são as nossas convidadas para este 2º capítulo da Edição Especial Semana da Mulher.


Tiani Marschall Sackser,46 anos, casada há 28 anos, mãe de 3 filhos (Luana in memoriam), nascida e criada na Comunidade São Sebastião, coordenadora de catequese há 15 anos, voluntária e uma das fundadoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município. Trabalhou muitos anos no comércio e nos últimos 6 anos realizou seu sonho de ter seu próprio negócio. Concorrendo pela 1ª vez para um cargo político, obteve 297 votos ficando no 6 º lugar no quadro geral das eleições e garantindo uma cadeira no legislativo.


Sidirleia Argenta Assmann,41 anos, casada, mãe de 2 filhos, natural de Caxambu do Sul, professora há 17 anos. Residente da Comunidade Bela Vista. Concorrendo pela 1ª vez para um cargo político, obteve 399 votos, se tornando a 2 ª candidata mais votada da eleição 2020. Desde janeiro é a Presidente da Câmara de Vereadores do nosso município e é considerada a vereadora da educação.


Quando questionadas sobre o porquê de concorrer e se o desejo já existia, ambas falaram da vontade de fazer a diferença e que antes de 2020 não possuíam aspirações políticas. Quanto aos desafios na campanha eleitoral, as duas enfatizaram a importância de ter contado com o apoio de seus partidos. Sidirleia, inclusive, citou o apoio do seu marido como determinante para sua vitória.


Já sobre como tem sido o mandato, as vereadoras afirmam que apesar de toda dificuldade que encontram, estão realizadas e focadas em fazer aquilo que se propuseram a fazer, quando deram seu nome para concorrer. Apesar das siglas partidárias e perfis diferentes, essas duas mulheres são ótimos exemplos da força e capacidade feminina. E no legislativo estão mostrando muita união, aprovando muitos requerimentos e projetos de lei em benefício da comunidade.


Indagadas a deixar um conselho ou uma palavra de motivação, para as mulheres que possuem desejo de ingressar na política, cada uma deu o seu, confira abaixo;

“A mulher pode estar aonde ela quiser, todas temos talento, força de vontade. Elas têm muito amor no que fazem, então por que não? falou a Vereadora Tiani Sackser.


“As mulheres não precisam se diminuir perante os homens, pois, elas têm muita capacidade. E quando uma mulher defende a outra, ela está defendendo todas!’’ respondeu a Presidente Sidirléia Assmann.


continua...

Tropical FM/Andréia




78 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png