Edição Especial – Semana da Mulher parte 1 – Mulher empreendedora

Atualizado: 9 de mar.

Empreender: transitivo direto: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar. Ou transitivo direto: pôr em execução, realizar. Como os significados citados acima já dizem, empreender é decidir realizar uma tarefa difícil e trabalhosa.


Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, no Brasil, são mais de 30 milhões de empreendedoras, o que representa mais da metade do número dos empreendedores do país. Esse dado faz com que a nossa escolha por esta mulher, que abre a Edição Especial Semana da Mulher, seja muito justa.


Renice Maria Gassen Stoffel,53 anos, mãe de duas filhas,12 anos à frente da administração de um mercado super tradicional do nosso município, o Mercado Stoffel, dois 2 anos como Coordenadora do Núcleo da Mulher empresária ACISC/CDL. À reportagem da Tropical FM, Renice abriu o coração e contou sobre os desafios que enfrenta no dia –a – dia, desde que trocou a profissão de professora para administrar praticamente sozinha ,um negócio já em andamento.


Desafios como trabalhar de segunda à domingo, sendo no atendimento do caixa ou fazendo a limpeza; pagar os impostos e resolver problemas administrativos: como por exemplo as mudanças na lei de mobilidade urbana; lidar com fornecedores; contratar funcionários; manter seu negócio aberto e autossustentável mesmo após a chegada de novos concorrentes, que muitas vezes são maiores em aportes financeiros e estruturas. Além é claro, aprender a conviver com as transformações de comportamento e consumo ocasionadas pela pandemia do covid-19 e muitos outros...Tudo isso, conciliando entre o seu papel vitalício de ser mãe e ser mulher, juntamente com o papel adquirido há 2 anos, através da escolha democrática de ser coordenadora de um grupo de mulheres empresárias do nosso município.


Diante de todas essas dificuldades, essa mulher empreendedora, lamenta apenas, não ter mais tempo para o lazer e para se qualificar ainda mais. Qualificação, aliás, é um dos motivos pelo qual se associou ao CDL/ACISC e ao Núcleo da Mulher Empresária, os quais, através deles tem acesso a cursos de aperfeiçoamento, reuniões e encontros motivadores com troca de experiências.


Renice é uma mulher que certamente nos representa muito bem, e quando indagada, a deixar um conselho as mulheres que tem vontade de empreender, mas não empreendem por medo ou insegurança, ela humildemente afirma “Que empreender é um desafio no dia-a-dia, que é preciso um pouco de coragem e que todas as mulheres que cuidam de uma casa, de uma família ,são administradoras e podem empreender”.


....continua...


Tropical FM/Andréia



295 visualizações
Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png