top of page

Eclipse solar total desta segunda-feira não será visto no Brasil



O eclipse solar total que acontecerá nesta segunda-feira, dia 8 de abril, não poderá ser visto no Brasil. Desta vez, o fenômeno só será visível nos Estados Unidos, no México e no Canadá.


No Brasil, o público interessado pode acompanhar através de transmissões ao vivo feitas pela Nasa e Observatório Nacional.


O fenômeno de 8 de abril começará às 16 horas (horário de Brasília), na costa do México, e terminará às 17 horas (horário de Brasília), na costa Atlântica do Canadá. O eclipse total tem sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.


A Nasa disponibilizará uma transmissão principal, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.


Um eclipse solar total é visível quando a Lua passa entre o Sol e a Terra bloqueando completamente a face visível do Sol. O Dia vira Noite.


Para os observadores na Terra que estão localizados no centro da sombra da Lua, a coroa solar fica visível, parte externa do Sol que não pode ser vista normalmente devido ao intenso brilho da estrela. O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas está aproximadamente 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural.


Assim, essa coincidência cria o efeito no qual a Lua consegue encobrir completamente a face visível do Sol para um observador terrestre na área do eclipse total.



Fonte/foto: CNN/Oeste Mais





949 visualizações

Commentaires


Whatsapp-Icon-PNG-300x300.png
bottom of page